Aferição de Hidrômetro

O que é a aferição

A aferição é o teste do hidrômetro que será realizada na oficina de hidrometria da Deso, com a presença de fiscais do Inmetro, e o resultado da aferição será enviado para seu imóvel.
Pode ser cobrado uma taxa por este serviço, e existem dois valores possíveis para taxa de aferição: para hidrômetro de capacidade de até 03 m³/h (o padrão para residências) e para hidrômetro de capacidade a partir de 05 m³/h (a maioria dos macro-medidores de condomínio, comércios e indústrias que necessitam de capacidade maior de água, etc ).
Em imóveis situados em condomínio fechado de medição individualizada ou galerias, a taxa é obrigatoriamente cobrada, e o hidrômetro, caso esteja em desconformidade com o padrão do Inmetro, deve ser substituído pelo cliente.
Para os demais imóveis, a taxa de aferição não será cobrada se o hidrômetro não estiver no padrão do Inmetro, e será substituído pela Deso, sem custos para o cliente.
Após a substituição do hidrômetro, é recomendado anotar a leitura do aparelho medidor durante uma semana (baixe o modelo aqui), para calcular o consumo estimado já com o hidrômetro novo.
Antes de solicitar a aferição, sugerimos que seja realizado testes de vazamento no imóvel, como mostrado nesse link.
Somente o cliente cadastrado no imóvel poderá solicitar uma aferição no hidrômetro. Para aferição em macro-medidores, somente o síndico ou administrador do condomínio poderá solicitar.
É cobrada uma taxa por este serviço. Selecione a seguir o número de parcelas desejado, que virão nas faturas seguintes à execução do serviço.
Envie um documento onde conste seu CPF, como RG ou CNH com no máximo 5MB.
Se você for o procurador do usuário, anexe também aprocuração autenticada com no máximo 5MB.
Se você for síndico ou administrador, anexe também ata de eleição ou o contrato de administração com no máximo 5MB.

Termo de Compromisso

  • Declaro que estou ciente das condições para a execução do serviço solicitado e que pode ser gerada uma taxa pelo serviço, e já selecionei o número de parcelas caso o serviço seja cobrado;
  • Comprometo a deixar o acesso ao hidrômetro livre de impedimentos;
  • Fico ciente que o laudo da aferição se aplicará somente a partir da data da reclamação, não retroagindo para as faturas anteriores;
  • Se o laudo mostrar que o hidrômetro não está nos padrões da Deso, a taxa de aferição não será cobrada, exceto em imóveis situados em condomínios de medição individualizada, onde a taxa será cobrada independente do resultado.

Carregando