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Aferição de Hidrômetro
Análise de Fatura
Atual. Cadastral / Transf. de Nome
Comunicar Vazamento
Corte de Água
Ligação Nova de Água
Ligação Nova de Água - Baixa renda
Religação de Água
Religação de Água - Baixa renda
Tarifa Social
Análise de Fatura
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Mês de referência da fatura reclamada*
Mês de referência da fatura reclamada*
Selecione
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Selecione
2022
2021
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2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
Motivo da sua solicitação*
Selecione
A leitura coletada pelo agente está errada / fatura cobrada pela média
O consumo cobrado está maior do que a média dos últimos meses
Foi cobrado na fatura um serviço não solicitado por mim
O imóvel está na categoria errada/ o número de economias está errado
Outro motivo
Leitura Atual*
Leitura atual*
Dia em que a "leitura atual" foi coletada*
Você já confirmou se a leitura coletada pelo agente está correta? Caso não tenha conferido, verifique no hidrômetro os números pretos e confira com a leitura da sua fatura. Se estiver errada ou fora da sequência numérica, marque a opção acima "A leitura coletada pelo agente está errada / fatura cobrada pela média".
Foi corrigido algum problema na encanação no período de consumo da fatura reclamada?*
SELECIONE
Sim
Não
Você fez a coleta diária de leituras do hidrômetro durante uma semana, após a correção do problema?*
SELECIONE
Sim
Não
Data e Leitura anotada durante a coleta diária, do primeiro dia*
Dia
01
02
03
04
05
06
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08
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Selecione
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Data e leitura anotada durante a coleta diária, do último dia*
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
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16
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19
20
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Selecione
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Lembramos que nas situações em que a leitura do agente está correta, e a fatura foi cobrada em valor maior do que a média dos últimos meses, a Deso pode retificar a conta, em um cálculo onde será cobrada a média mais 50% do consumo excedente, ou três vezes a média, a depender de qual valor fica melhor para o cliente. Este tipo de retificação pode ser utilizada apenas uma vez ao ano, conforme Art.122 do Regulamento da Agrese. Se já foi utilizado este benefício neste presente ano, a fatura não poderá ser retificada, mas o cliente tem a opção de realizar o parcelamento desta.
Será necessário coletar a leitura do hidrômetro após a correção do problema, para que o atendente faça um cálculo de consumo estimado para o mês seguinte e confirme que a situação já foi corrigida. Imprima a seguir uma tabela de leituras que pode auxiliar nessas anotações e volte a este canal de atendimento quando preencher a tabela.
Tabela de coleta diária de leitura
1. Feche todas as fontes de uso de água, como torneiras, chuveiros, descargas, etc; 2. Se houver caixa d'água no imóvel, feche o registro dela, ou espere que ela esteja completamente cheia; 3. Anote a leitura do hidrômetro, números pretos e vermelhos. Aguarde 30 minutos sem utilizar nenhuma fonte de água; 4. Anote novamente a leitura do hidrômetro após 30 minutos. Se houver diferença na leitura, há vazamento no imóvel. Será necessário contratar um profissional para corrigi-lo. Após a correção do problema, anote diariamente a leitura do hidrômetro. Imprima a seguir uma tabela de leituras que pode auxiliar nessas anotações e volte a este canal de atendimento quando preencher a tabela.
Tabela de coleta diária de leitura
Neste caso, se foi realizado o teste de vazamento e nada foi encontrado, é necessário coletar a leitura e anotar aqui, para que o atendente possa analisar a sua fatura
Leitura Atual*
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
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16
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Selecione
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Verifique na sua fatura o nome do serviço cobrado. Explicamos que:
Os juros, multas e correção monetárias cobradas na fatura atual fazem referência ao pagamento em atraso de uma ou mais fatura(s) anterior (es), pagas no período de consumo da conta atual;
Para imóveis localizados em condomínios fechados com medição individualizada, pode ser cobrada uma taxa de rateio condominial, referente ao consumo registrado na área comum do condomínio;
Parcelamentos de contas são cobradas na fatura de água, e seu valor é composto por "Parcelamento de fatura", "Parcelamento de acréscimo de impontualidade" e "juros de parcelamento";
A taxa de esgoto é cobrada quando há disponibilidade de rede de esgoto da Deso na rua, mesmo que o cliente ainda não tenha ligado o esgoto doméstico do imóvel à caixa de esgoto da Deso;
Esclarecemos também que sanções administrativas oriundas de irregularidades detectadas pela Deso no imóvel são cobradas nas faturas de água, após informação prévia enviada para o imóvel;
Se nenhum desses casos se encaixa no serviço cobrado na sua fatura, e este não é reconhecido por você, prossiga com a sua solicitação.
Digite a sua reclamação referente à fatura. Nos informe qual é o serviço cobrado na fatura que não é reconhecido por você.*
O valor da tarifa de água e esgoto da Deso varia de acordo com a categoria do imóvel (residência, comércio, indústria e órgão público) e a taxa mínima depende do número de economias abastecidas por um único hidrômetro. Verifique na sua fatura de água qual a categoria cadastrada de seu imóvel e o número de economias. Se o cadastro estiver em desacordo com a realidade, solicite uma Revisao de dados cadastrais Informamos que:
Um imóvel cadastrado como comércio assim permanecerá mesmo que o imóvel esteja desalugado/sem uso. Somente diante de uma mudança real de uso do imóvel, confirmado com a visita de um fiscal da empresa, a Deso poderá recadastrá-lo;
Imóveis em construção ficam cadastrados na categoria industrial até a finalização da obra, ocasião em que o cliente solicita à Deso uma Revisão Cadastral;
Após o laudo da revisão cadastral, somente a fatura do mesmo mês da solicitação poderá rer retificada, não retroagindo para as faturas anteriores.
Categoria correta do imóvel*
Categoria correta do imóvel*
Residencial
Comercial
Industrial
Órgão Público
Número de economias abastecidas pelo hidrômetro*
Número de economias abastecidas pelo hidrômetro*
A fiscalização cadastral do imóvel pode ser cobrada, se as suas informações não estiverem de acordo com o observado pelo fiscal. Confirme acima se os dados fornecidos por você realmente estão corretos. A taxa de serviço que poderá ser cobrada é de R$ 136,67 que pode ser parcelada em até 03x.
Selecione a quantidade desejada de parcelas da taxa de revisão cadastral, caso seja cobrada:
Selecione a quantidade desejada de parcelas da taxa de revisão cadastral, caso seja cobrada:
1x de 136,67
2x de 68,88
3x de 46,01
Leitura Atual*
Leitura Atual*
Dia em que a "leitura atual" foi coletada*
Digite a sua reclamação referente à fatura*
Fatura de água reclamada*
-
+
Envie a fatura reclamada com no máximo 5MB.
Documento de identificação*
-
+
Envie um documento onde conste seu CPF, como RG ou CNH com no máximo 5MB.
Procuração
-
+
Se você for o procurador do usuário, anexe também aprocuração autenticada com no máximo 5MB.
Termo de Compromisso
Declaro que as informações prestadas por mim são verídicas e a leitura do hidrômetro foi coletada corretamente, na data informada por mim;
Estou ciente de que erro na informação prestada por mim poderá acarretar em acúmulo de consumo na próxima fatura, ficando o cliente responsável pelo consumo acumulado;
Fiquei ciente das regras de retificação de faturas;
Para reclamação de erro no cadastro do imóvel, será necessário fiscalização para revisão cadastral, e estou ciente que o serviço poderá ser cobrado, e já selecionei o número de parcelas desejada;
Também estou ciente de que esta solicitação será analisada por um atendente, e serei informado da posição desta através do e-mail informado por mim;
Declaro que li e aceito os termos acima.*
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